quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DANILO FORTE GARANTE PARTICIPAÇÃO DO BNB NA MP DA CONAB

  Relator da Medida Provisória 619/13, que estabelece ações para ampliar a capacidade de armazenagem de grãos, o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) acatou emenda do deputado Danilo Forte autorizando a Conab a contratar o Banco do Nordeste para atuar na gestão e fiscalização de obras e serviços de engenharia destinados à modernização, construção, ampliação ou reforma de armazéns de guarda e conservação de produtos agropecuários. O texto original, autorizando a Conab a construir, ampliar e reformar armazéns públicos pelo Regime Diferenciado de Contratações, dava ao Banco do Brasil exclusividade para gerenciar e fiscalizar os serviços. A emenda nº 50, do deputado Danilo Forte, acatada pelo relator, estendeu esta competência a outra instituições financeiras públicas, como forma de incluir o Banco do Nordeste no Programa que terá recursos do BNDES. Na primeira etapa, serão construídos 10 armazéns em todo o Brasil, sendo um deles em Quixadá. O programa prevê também a reforma e ampliação das unidades da Companhia no Ceará.

O aumento da armazenagem da Conab é fundamental para ampliar a capacidade de atendimento dos programas sociais do governo, minimizar a oscilação de preços e riscos de impacto sobre a inflação. O Brasil teve, na última safra, um déficit de 39 milhões de toneladas de grãos que não puderam ser estocados. A capacidade de armazenagem foi de 78% (145 milhões de toneladas) da produção total (184 milhões de toneladas de grãos) da safra 2012/2013, somando armazéns públicos e privados. No Ceará, a Conab tem armazéns nos municípios de Sobral, Juazeiro do Norte, Crateús, Iguatú, Senador Pompeu, Russas, Icó, Brejo Santo e Maracanaú que serão ampliados e modernizados com a construção de silos e moegas, sistema de elevatórios dos grãos. A MP trata também de prazos do penhor rural, contratos de financiamento do Fundo de Terras e da Reforma Agrária e cria o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água (Programa Cisternas). O relatório foi apresentado ontem na Comissão Especial e será votado na próxima semana.
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...