Direção preparou um mês de acontecimentos para comemorar oito décadas de gloriosa história
No dia 9 de maio de 1933, no setor de locomoção da Rede de Viação Cearense, nascia o Ferroviário Atlético Clube, símbolo da democratização do futebol nacional e precursor do futebol profissional no Ceará. O Ferrão cresceu, tornou-se uma das três grandes forças do estado e hoje é a maior expressão esportiva de raizes operárias do Brasil, demonstrando grande vitalidade e seguindo forte diante de tantas dificuldades que assolam o futebol.
Foram muitas alegrias, conquistas e percalços, naturais a toda história gloriosa. Inúmeros confrontos inesquecíveis contra grandes times nacionais e até contra a Seleção Brasileira, em amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de 1968. Por falar em Seleção, pertenceu ao Ferrão o primeiro cearense a vestir a camisa amarelinha: Zé de Melo, em 1959. Depois dele, vieram tantos outros, como as referências Mirandinha e Jardel, ambos formados na famosa fábrica de craques que são as categorias de base do clube, na Barra do Ceará.
O Ferroviário chega aos 80 anos com muito pra comemorar, revigorado em suas hostes administrativas e em pleno processo de reestruturação enquanto entidade futebolística. A programação definida para este importante marco não se resumirá a um evento em particular, mas sim a uma série de acontecimentos por todo o mês de maio. No próprio dia 9, às 17:00, acontece uma missa vespertina na Vila Olímpica Elzir Cabral seguida de uma queima de fogos. No dia 17, às 20:00, um jantar congregará a família coral no restaurante Spettus.
Além dos dois eventos já programados, grandes novidades marcarão ainda mais o mês coral. Em eleição através da internet, logo mais, o torcedor poderá escolher o seu "Time dos Sonhos". Uma camisa retrô, comemorando os 25 anos do título de 1988, será comercializada na estreia de mais um contrato de licenciamento firmado pela direção coral. E, para fechar com chave de ouro as comemorações, será lançado nos próximos dias o "Almanaque do Ferrão", resgatando todos os jogos, jogadores, técnicos e presidentes do time desde 1933.
O ano de 2013 é o primeiro que o Ferroviário comemora aniversário longe do seu principal fundador. Falecido em janeiro deste ano aos 105 de idade, Valdemar Caracas deixou saudades consolidando-se como a maior personalidade do futebol cearense em todos os tempos. Caracol, como era carinhosamente chamado, acompanhou de perto todas as mais de 100 conquistas oficiais que ilustram a galeria coral, entre campeonatos, copas, torneios e taças.
Desde que estreou na 1ª divisão do Campeonato Cearense, em 1938, e de onde até hoje nunca saiu, o Ferrão acumula 9 títulos estaduais e 21 vices. Foi o primeiro, e até então único, clube de futebol do estado do Ceará a disputar uma competição internacional fora do território brasileiro, em 2007. Com 27 participações na principal competição do país, o Ferrão esteve por 6 anos seguidos disputando a Série A do Campeonato Brasileiro, com outras 8 participações na Série B, 12 na Série C e 1 na Série D, além de mais 4 presenças na Copa do Brasil, incluindo a edição inaugural em 1989, como principal representante cearense. No ano de 1971, chegou com brilhantismo ao vice-campeonato nacional do Nordeste.
Em maio, o Ferroviário comemora 80 anos de história e quem festeja é o torcedor coral. Participe e vista a sua camisa com orgulho em todos os cantos da cidade. E viva o Ferrão, porque ele é eterno. Parabéns, família coral. Feliz aniversário, amor da vida de centenas de milhares de pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar