quarta-feira, 20 de junho de 2012

Hospital da Mulher em contagem regressiva…100…99…98…

Com o título “Hospital da Mulher: inicia-se a contagem regressiva”, eis Editorial do O POVO dest quarta-feira. Destaca a obra do futuro Hospital da Mulher, que demorou quase oito anos, mas que promete oferecer um serviço de excelência. Confira:
Fortaleza está prestes a receber a importante obra do Hospital da Mulher, prometida pela prefeita Luizianne Lins no início de seu primeiro mandato. Ontem, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (Segep), Odorico Monteiro, veio acertar a parceria que ajudará no seu custeio e financiamento, através da Rede Cegonha, um projeto do Governo Federal.
Do ponto de vista físico, as instalações internas estão 100% concluídas e os equipamentos montados. Dá-se, agora, o arremate final nas tratativas de sua manutenção. Como se sabe, o Hospital da Mulher objetiva ser uma unidade referencial para os casos de gestação de alto risco, contribuindo para a redução da mortalidade materna e neonatal. E isso coincide com os objetivos da Rede Cegonha, que financiará a parte corresponde ao acolhimento e à qualidade no pré-natal, bem como o transporte da parturiente para o hospital, tendo como critérios o risco gestacional e a segurança e qualidade na atenção ao parto e nascimento. Haverá também apoio ao diagnóstico e acompanhamento de gestantes na rede – tais como, exames de pré-natal, consultas especializadas (cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, infectologia, etc.), a serem procedidas, inclusive, na residência das gestantes de alto risco.
Dos quatro blocos por onde serão distribuídas as especialidades, um dos destaques é o primeiro bloco, onde funcionará o Centro de Imagens. Lá estarão em atividade um tomógrafo e um mamógrafo, além de consultórios, laboratórios de análises clínicas, pronto-atendimento e centro de parto.
Está previsto que cada setor vai entrar em funcionamento, paulatinamente, em consonância com o ritmo da demanda. Desde já, 184 leitos estarão à disposição das pacientes. A unidade terá capacidade para atender 500 mulheres por dia, quando tiver funcionando totalmente.
Fortaleza tem uma expectativa muito grande em relação ao Hospital da Mulher, torcendo para que, de fato, se torne um serviço de excelência, no seu sistema de saúde pública (a Cidade e as mulheres merecem). É preciso, no entanto, evitar que venha a ser assoberbado – como o Instituto Dr. José Frota – por uma demanda que extrapole os limites do Município de Fortaleza sem que, antes, lhe seja oferecida uma cobertura financeira para tanto.
Fonte: Blog Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...