quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Exposição apresenta fotos feitas por 30 jovens

Fotos que expressam identidade, a visão sobre os detalhes da comunidade e do que está fora dela fazem parte do projeto Olhares em Foco, em Caucaia. A iniciativa reuniu 30 jovens em oficinas

As imagens registradas pelos jovens retratam as várias realidades vividas e descobertas por eles (FOTOS DIVULGAÇÃO
)
As imagens registradas pelos jovens retratam as várias realidades vividas e descobertas por eles (FOTOS DIVULGAÇÃO )

Refletir sobre a própria identidade, sua família, sua comunidade e aquilo que veem para além do seu espaço. Essa foi a missão abraçada por 30 jovens de 12 a 18 anos, da comunidade Jurema, no bairro Marechal Rondon, em Caucaia.

Durante quatro meses, eles utilizaram a imagem para um processo de (re)conhecimento. E o resultado é a exposição fotográfica Olhares da Jurema: entre descobertas e possibilidades.

O Olhares em foco é uma iniciativa do Fundo Cristão para Crianças, ChildFund Brasil e, a partir da parceria com o projeto Alegria da Criança, de Caucaia, chegou ao Ceará após passar por Minas Gerais.
O primeiro local a receber a exposição das 60 fotos selecionadas foi o conjunto Marechal Rondon, em Caucaia. O momento permitiu que as pessoas da comunidade retratada pudessem se perceber por meio da sensibilidade dos jovens participantes do projeto. O grupo apresenta a exposição no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. A mostra segue até o dia 10.

As oficinas começaram em agosto deste ano e abordaram a história da fotografia, teorias da imagem, técnicas da câmera e questões como identidade, preconceitos, família e comunidade.

O facilitador dos encontros, o arte-educador Marco Domingos, comentou que o momento de partir para as ruas, muitas delas configuradas como labirintos, possibilitou que o grupo deparasse com várias realidades.

Olhar críticoAssim, a busca pelo que existe de bom na comunidade permitiu a descoberta da importância de cada um para a configuração do todo. E o olhar crítico indicou os pontos negativos, percebendo onde as mudanças podem acontecer.

Marco explicou que, a partir do processo, foi possível descobrir aquilo que passava despercebido ao olhar cotidiano. Além disso, os jovens passaram a valorizar sua identidade e sua história, respeitando a comunidade.

E o nome dado ao grupo formado pelos 29 jovens que finalizaram o processo foi Olhar evolutivo, pois eles se classificam como buscadores do novo, em contraponto ao posicionamento estático diante da realidade.

Para Mikael do Nascimento Pereira, 14, o processo foi muito interessante. Ele comentou que tinha interesse por vídeo, pois o pai é cinegrafista. No entanto, ele avalia que sua visão de mundo mudou por meio da fotografia.

"Antes desse curso, a gente olhava o lado externo de uma forma diferente. Agora, eu acho que valorizo mais a minha comunidade", comentou Mikael. E é buscando essa reflexão acerca das relações sociais e dos espaços de convivência que o projeto se constitui. 

Como

ENTENDA A NOTÍCIA
O projeto Olhares em foco já passou pelo Vale do Jequitinhonha e por Belo Horizonte. Durante quatro meses, 30 jovens produziram 1.600 fotografias sobre si, sua família, a comunidade e os locais de fora do seu espaço. 

Serviço
Exposição fotográfica Olhares da Jurema: entre descobertas e possibilidades.
Quando: 8 e 10/12, das 14h às 22h
Onde: Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema - Fortaleza).

Saiba mais
Fundo Cristão para CriançasO Fundo Cristão para Crianças é um projeto que age para o desenvolvimento de crianças em situação de vulnerabilidade.

Pela contribuição
de padrinhos e madrinhas de diversos países, o Fundo apoia mais de 100 organizações nos estados de Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Afiliada ao ChildFund, presente em mais de 57 países, o Fundo existe no Brasil desde 1966.

Participam das ações da organização 10 mil padrinhos brasileiros e 30 mil estrangeiros. No entanto, a quantidade de crianças que precisam de padrinhos mostra que o Brasil tem potencial para ter 18 mil, segundo a organização.

Mais informações sobre o projeto ChildFund Brasil no site: www.apadrinhamento.org.br

Alegria da Criança
A organização não-governamental existe desde 1986 em Caucaia e age na proteção à vulnerabilidade das famílias do bairro Marechal Rondon.

Segundo a coordenadora, Elizabete Chaves, são 470 famílias atendidas diretamente e mais de duas mil pessoas indiretamente.
Capacitação para o mercado de trabalho, artes e esportes são algumas das atividades oferecidas.
Samaisa dos Anjos
samaisa@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar