domingo, 28 de agosto de 2011

Vento de até 50 km/h atrapalha pescadores e anima esportistas

Fortes ventos em alto-mar tornam pesca perigosa. Os mesmos ventos são alegria de esportistas náuticos.



Rider:Norber Prada
Foto: Cuka Lavoine

O tempo não está para saias. Com ventos que podem ultrapassar os 50 km/h, querer que tudo fique no lugar num passeio ao ar livre é querer demais. A época é de fortes rajadas no litoral cearense. Se em abril a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrava velocidade média de 14 Km/h, em julho já era o dobro. Agora, está sempre acima dos 30 Km/h.
E as ventanias cotidianas devem continuar até meados de novembro, segundo o meteorologista Vinícius Oliveira. “Principalmente durante a noite e a manhã”, cita. Ele explica que o fenômeno acontece sempre nesta época por causa de um sistema de alta pressão que está sobre o Oceano Atlântico. “Ele se aproxima da costa no período, favorecendo os ventos mais intensos”, resume.

A força da natureza é motivo de preocupação para pescadores. Dependentes das vontades do vento para trabalhar, quando as rajadas aumentam, trazem ondas fortes e, com elas, perigos. “Não é toda hora que dá pra trabalhar e ainda tem pouco peixe. A gente vai (para o mar) de manhã e volta no começo da tarde. Não dá para viajar, ficar de madrugada”, lamenta Osete Ribeiro de Alencar, 40, pescador desde a infância.

Apesar da dificuldade, que exige força e talento dos jangadeiros, é preciso enfrentar o mar. “A única solução é pescar. Essa é a nossa sobrevivência. Mas eu não passo a madrugada. É muito sacrifício, muito dolorido”, comenta João Batista do Nascimento, o “João de Preta”, orgulhoso dos 44 anos de pescaria nestes 58 de vida.

Riders: Milena Lima e Audrey Magalhaes
Foto: Talles Freitas

O “sufoco” foi sentido pelo pescador Jonas da Silva, 57, no começo da semana. Desde segunda-feira no mar, a volta pra casa ontem foi motivo de alívio. “É vento demais. E é difícil não ter notícia de acidente aqui em agosto”, diz.

Esportes

Preocupação para os pescadores, o vento é alegria de esportistas. Quem pratica esportes à vela comemora a força da natureza. “Esta é a melhor temporada de ventos no Ceará. Para quem quer aprender, recomendo que pratique à tarde, que o vento já foi dormir”, ensina Edson Ferreira da Silva, o Kong, instrutor há 30 anos.
ENTENDA A NOTÍCIA
Com a aproximação de um sistema de alta pressão atmosférica da costa nordestina, formam-se fortes rajadas de vento. O litoral cearense, estando no topo da região, é um dos mais afetados. Velocidade pode passar de 50 Km/h.
Mariana Lazari
marianalazari@opovo.com.br

Jornal O Povo VIA BLOG DE CAUCAIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...