quarta-feira, 9 de junho de 2010

ARCA

Responsabilidade Social no Grande Tabapuá

ARCA promove em Caucaia atividades de apoio ao Selo Unicef

A ARCA - Associação Recreativa e Esportiva para Crianças e Adolescentes, em parceria com a Comissão Pró-Selo Unicef de Caucaia, atende com práticas esportivas e de lazer 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município, com idade entre 7 e 18 anos. No último mês de março, a instituição lançou, na Casa do Esporte e da Cidadania, Conjunto São Miguel, a 10º edição do projeto Brincando na Rua. Em 2010 o programa contará com o apoio do Ministério do Esporte, Governo Municipal de Caucaia e do grupo M. Dias Branco. O evento será executado no período de março de 2010 a fevereiro de 2011. A meta é levar as ações itinerantes para 120 comunidades e 12 escolas do município de Caucaia.

O projeto Brincando na Rua tem a finalidade de contribuir com a construção de políticas públicas inclusivas na área do esporte e lazer destinado às crianças e adolescentes, além de sensibilizar e instigar uma consciência crítica no público alvo. As atividades educativas e comunitárias da instituição seguem uma linha pedagógica visando à educação integral e suas ações estratégicas devem beneficiar 9.420 crianças e adolescentes.

O programa também trabalha temas como cidadania e meio ambiente, através da produção de uma cartilha educativa e de um documentário de 10 minutos, que tratam sobre o direito de brincar e praticar esporte. A cartilha está sendo distribuída nas comunidades e logo estará em 12 escolas do município de Caucaia. O documentário “Direito de Brincar e Praticar Esportes” tem o lançamento previsto para o final deste mês, em audiência pública na Câmara Municipal de Caucaia. “Nosso desejo é que a cartilha, além de servir como material didático e de informação para as 12 escolas parceiras do projeto, possa também sensibilizar a sociedade cearense sobre este direito social que na maioria das vezes não é respeitado”, explica Milza Gomes Raadsen, coordenadora geral da Arca.

Super kombi

A ARCA promove também eventos semanais e itinerantes. Nessas ocasiões a “Super Kombi”, um veiculo adaptado para o transporte do material e dos recreadores, espalha alegria nos bairros. Antes de iniciar as atividades o grupo faz um passeio pela comunidade, convidando a população. Os entretenimentos educativos duram 04 horas, com jogos recreativos, jogos de tabuleiros, bingos temáticos, seções de arte-educação (pinturas, colagens, origami, fabricação de brinquedos com material reciclado), e teatro de fantoche, que versa sobre temas ligados a cidadania, cuidados com a saúde, meio ambiente e a importância da pratica esportiva e do lazer. Ao final da apresentação é entregue ao líder comunitário o formulário de identificação das necessidades da comunidade na área do esporte e lazer.

Veja mais notícias de Caucaia: www.caucaiaemacao.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...