sábado, 14 de janeiro de 2012

PT decide seu futuro a partir de segunda-feira

O que seria o prazo para o PT definir o candidato em Fortaleza deve marcar, isto sim, o início da fase mais aguda de negociações internas. O anúncio do nome era aguardado para este domingo (15), mas só na segunda-feira (16)Luizianne Lins deve iniciar o diálogo com as diversas tendências.
A prefeita e também o presidente municipal Raimundo Ângelo já tiveram conversas preliminares com alguns grupos. Mas agora as tratativas serão definitivas. Embora o calendário não seja absoluto, o grupo da prefeita ainda pretende definir o candidato até o fim de janeiro.
Pelo cenário atual, quem for indicado deverá ser referendado pela maioria do partido, a despeito de outras movimentações, em particular do deputado federal Artur Bruno. Há possibilidade de outros nomes virem a surgir, mas, hoje, as únicas alternativas reais consideradas por Luizianne são Waldemir Catanho e Elmano de Freitas.
O primeiro permanece como preferido da prefeita, mas ainda não se decidiu. Pelas sinalizações, observadores dos bastidores políticos dão como certa sua desistência. No entanto, dois importantes caciques do petismo asseguraram à Coluna que ele ainda não comunicou a decisão de entrar ou não na disputa. Por enquanto, permaneceria “refletindo” sobre o assunto.
Enquanto isso, Elmano ganha força para ser a opção de Luizianne. Ao contrário de Catanho, ele ainda precisará ser digerido pelo resto do PT, mas não deverá encontrar grandes problemas para ser aceito pela maioria do partido. A maior dificuldade talvez seja vencer as resistências que devem surgir com os aliados. Afinal, Elmano é tão ligado a Luizianne quanto Catanho – o que é motivo para questionamento em relação a Catanho. Mas tinha até menor visibilidade até assumir a Secretaria da Educação, em setembro – o que o deixa em desvantagem.
Fator Cid
Em paralelo com as conversas internas, Luizianne já deve iniciar os entendimentos com o governador Cid Gomes (PSB). O PT tem consciência de que não pode simplesmente comunicá-lo da escolha. Terá de dialogar e negociar com ele em torno do nome. A depender da agenda e da disposição do governador, o encontro deverá ocorrer já nos próximos dias. O alto comando petista tem confiança de que o governador não criará obstáculos.
(Coluna Política / O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

PRÉ CANDIDATO A PREFEITO CATANHO ANDOU NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA NA GRANDE JUREMA.

Na noite desta terça-feira 30 de abril na Grande Jurema conversado com moradores com os pré candidato a vereadores do partido do...