Vereadores Pr. João Andrade, Dr. Erivaldo, Louro de Lisiex e Pr. Dalmácio. |
A Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, por 359 votos a 10 e 4 abstenções, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 333/04, que estabelece novos critérios para o número de vereadores de acordo com o tamanho da população, criando 24 faixas de limites. O texto aumenta o número de vereadores no País em 8.043 (de 51.748 para 59.791). As novas faixas para a definição do número são estipuladas de acordo com a população de cada município. A matéria segue para votação no Senado.
De acordo com a PEC 333/04 dos vereadores aprovada pela Câmara, o número mínimo de integrantes das casas legislativas municipais será de nove para cidades com até 15 mil habitantes, e o máximo, de 55, para municípios com mais de 8 milhões de moradores. Pela proposta, as câmaras municipais poderão gastar o máximo de 4,5% do orçamento municipal e o mínimo de 2%. Atualmente, elas podem gastar de 4,5% a 8% dos orçamentos municipais.
Segundo os vereadores presente, A votação do projeto de lei está prevista acontecer durante o mês de setembro.
O vereador Dr. Erivaldo (PCdoB), destacou a importância de a população ter mais representatividade sem que sejam aumentadas as despesas. “Acho de grande importância termos mais vereadores com um custo igual, mas antes de tudo, temos que nos preocupar com a qualidade dos vereadores que irão compor a nova legislatura. A população vai se sentir mais representada e o duodécimo permanece fixo”, disse o nobre vereador. Duodécimo é a obrigação constitucional do Executivo de repassar recursos para o funcionamento do Legislativo.
O vereador Pastor Dalmácio (PRB), esclareceu que ao aumentar o número de representantes, quem estabelece são os vereadores, uma vez que está apenas obedecendo a Constituição Federal, “O aumento de vereadores não está na vontade da Casa e sim em decorrência do numero da população”, disse.
João Mendes. |
Dentre os que compareceram ao evento estava o Sr. João Mendes (sem partido) que foi lembrado pela maioria como um ícone na política de Caucaia, pelo que fez e muito ainda poderá fazer. João Mendes exerceu o mandato de vereador por três legislaturas e esteve por mais de vinte e dois anos a frente de uma agremiação politica. Também exerceu diversos cargos importantes na administração municipal, sendo por ele destacado a função de Coordenador Político do Distrito de Jurema, na primeira gestão do prefeito Domingão.
Paulo Gurgel presidente do diretorio municipal do PSDB. |
Também esteve presente o Cel. Amarilio Melo (PSB), suplente de deputado estadual, que deverá assumir em breve uma cadeira na Assembleia, o empresário e presidente do PSDB de Caucaia Sr. Paulo Gurgel, que figura como prefeitável, bem como diversos presidentes de partidos e demais lideranças, principalmente do distrito de Jurema.
Mais uma vez, ficou a impressão de que os nobres vereadores irão seguir o desejos da população, que é ver aumentado para 23 o numero de cadeiras na Câmara de Caucaia.
É esperar e conferir.
Fonte: BlogFarias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.
Comentar