segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Firjan destaca Gestão Fiscal de Caucaia

washingtongoes
Prefeito Washington Gois ao lado de Cid Gomes.
Sob o comando do secretário municipal de Finanças de Caucaia, Ramiro Barroso, o município acaba de receber uma informação das mais positivas: a cidade ficou em 12° lugar dos 180 municípios cearenses pesquisados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), apresentando conceito B – Boa Gestão. Ou seja, Caucaia apresentou um expressivo aumento no indicador que mede a receita própria, saltando da nota 0,3113, em 2009, para 0,4944, em 2011. Todo município pesquisados precisa gerar pelo menos metade da receita própria para atender aos quesitos.
Em 2009, início da gestão do prefeito Washington Gois (PRB), a nota era de 0,5645 (Conceito C – gestão em Dificuldade). Em 2012, a Secretaria de Finanças, Planejamento e Orçamento, utilizando a mesma metodologia do IFGF, apresentou um crescimento aproximado de 0,10 pontos, alcançando a nota de 0,7140. Além da capital, Fortaleza, Caucaia foi a única a apresentar IFGF acima de 0,6 pontos – 0,6100 (conceito B – Boa Gestão), direcionada pelo aumento do IFGF Investimentos, ocupando a 2º posição no ranking dos maiores municípios do Ceará. Foram 5.164 municípios pesquisados. A grande maioria das cidades brasileiras (3.418 municípios, ou 66,2%) permanece em situação fiscal difícil ou mesmo crítica.
O IFGF, índice calculado pela de Gestão Fiscal, é composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo de Dívida – que medem os principais aspectos da gestão fiscal dos municípios. As notas variam entre 0 e 1. O valor que se aproxima de 1 indica que a cidade está bem na avaliação.
(Fonte -Firjan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...