sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

FÉRIAS Municípios da região metropolitana têm opções para diversão em família

As praias não são as únicas alternativas para quem deseja aproveitar os dias de folga perto da natureza

O período de férias significa diversão e muito tempo livre para conhecer e aproveitar novos lugares. Durante essa época, no Ceará, é fácil observar as praias lotadas de pessoas tentando aproveitar ao máximo as belezas do Estado. Entretanto, para quem deseja curtir ou relaxar, as praias não são as únicas alternativas, pois há quem prefira os lugares rodeados por árvores, animais e diversas atividades.

Os bons ventos e a altitude fazem das opções de parapente e asa delta boas escolhas . Os voos acontecem todos os dias da semana em Pacatuba FOTO: RODRIGO CARVALHO

No Ceará, quem quiser fazer isso sem a necessidade de pegar um avião ou ir muito longe, a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) dispõe de ótimas opções, principalmente para ajudar a fugir da correria das capitais e relaxar em locais próximos à natureza.

Um deles é o Engenhoca Parque, em Aquiraz. O ambiente ao ar livre e repleto de brinquedos e atividades fazem o convite para um momento de diversão em família. O local conta com escalada, arvorismo e tirolesa, além de trilhas, pula-pula, caiaque e o agradável passeio de pedalinho.

Espaço histórico
O destaque do lugar é o Museu do Engenho Colonial, que narra a história da cachaça e da cana-de-açúcar por meio de objetos e máquinas, mostrando as diversas fases do processo produtivo dos derivados da cana.

É possível conhecer cada etapa do trabalho artesanal, desde os primeiros engenhos de tração animal até a utilização de uma centrífuga com motor a vapor que condensava os cristais de açúcar. O Engenhoca disponibiliza, ainda, do Moenda Restrô, restaurante com pratos contemporâneos que não deixam de lado o toque regional, a exemplo do filé de frango empanado na farofa de castanha e do medalhão de filé ao molho de cachaça.

Já na região de Pacatuba, o Apoena Park é uma oportunidade de lazer com trilhas ecológicas, fazendinha, esportes ao ar livre e parque aquático, além de programas de capacitação sobre o meio ambiente e restaurante, entre outras opções. Os visitantes que pensam que avião serve apenas para voar pelo céu se enganam. Uma das principais atrações do Apoena é o DC3 (Douglas), um avião clássico que foi transformado em uma sala de cinema. Nele, os visitantes assistem a diversas sessões de vídeos especiais e conhecem um pouco de sua história.

Para os que curtem se divertir no alto, a opção são os voos de parapente e asa delta na Serra da Aratanha, em Pacatuba. Do alto da serra dá para observar Fortaleza, Icaraí, Caucaia e Morro Branco, além de outras regiões cearenses. Os ventos são perfeitos para o parapente e asa delta. No local, os ventos são perfeitos para o parapente e asa delta. Os voos acontecem todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos.

Em 2010, a rampa de Pacatuba foi recorde em números de voos registrados no Brasil, com quase 800 saltos. O passeio demora de 20 a 30 minutos, podendo se prolongar ou diminuir.

Além dos esportes aéreos, os banhos em piscinas naturais são considerados grandes atrativos. O principal deles é o balneário Parque das Andreas, onde um conjunto de piscinas e cachoeiras embelezam o cume da Serra da Aratanha. Do Parque das Andreas saem os grupos que se aventuram nas trilhas de Pacatuba (Boaçu, Letreiro, Cetref).

Cultura e diversão

Já em Maranguape, a diversão próxima ao verde e aos animais fica por conta no Y-Park. Localizando há apenas 30 quilômetros da Capital, o local proporciona momentos de diversão ao ar livre, cultura e descanso. Uma das principais atrações é o Campo de Aventura, uma área que conta tirolesas, muro de escalada em rocha, trilhas e passeios.

Aos que preferem opções menos intensas, o Y-Park oferece alternativas mais tranquilas, como os passeios de charrete, pedalinhos e de jardineira.

A fazendinha repleta de animais e o pedalinho são as preferidas das crianças. O espaço para atividades ao ar livre tem capacidade para receber mais de mil pessoas, abrangendo uma área de 100 mil m². No restaurante, um cardápio rico e com diversos pratos que têm a cara do Ceará. Vale destacar que todos os equipamentos do local são segurança e estão dentro dos padrões que garantem a comodidade de quem for visitá-los.

O tradicional Museu da Cachaça também faz parte do Y-Park. O atrativo mais conhecido do Museu é o tonel de madeira com capacidade para 374 mil litros de aguardente, considerado, inclusive, o maior do mundo.

A estudante de publicidade Luana Nunes, 22 anos, recomenda o Y-Park como um dos passeios divertidos na região metropolitana. "Fui ao Y-Park duas vezes e adorei, principalmente o Museu de Cachaça. Sempre gosto de deixar a agitação da cidade e aproveitar um momento ao ar livre. É bom pra relaxar e curtir a família. Gosto, também, porque tem a opção de lanche e restaurante e você pode passar o dia lá sem se preocupar".

Vocação esportiva destaca o Cumbuco
As belas praias do Cumbuco, a 29 quilômetros distante da Capital, são um grande atrativo, localizado na região metropolitana para o lazer na época das férias. O local atrai turistas e fortalezenses que estão em busca de um lugar que seja bonito e onde possam relaxar e se divertir com a família e amigos.

As belas praias de Caucaia, como o Cumbuco, têm se tornado preferência dos turistas pelos bons ventos e tranquilidade Foto: Kelly Freitas

Apesar de ser um dia de semana e com o céu nublado, ontem, era possível encontrar uma grande quantidade de pessoas naquela praia. Enquanto algumas preferiram ficar nas barracas de praia descansando, outras resolveram passear pela área para conhecer mais cada pedacinho da beleza que o Cumbuco oferece.

Além disso, muitos atletas resolveram praticar algum esporte na beira da praia. O futebol e também o cooper eram bastante praticados. Mas, era mesmo o kitesurf que atraiu mais esportistas ao local. Mesmo de longe é possível ver a grande quantidade de kites que sobrevoando o mar cearense.

Tranquilidade
O auxiliar de fiscalização Marcos Roberto saiu da cidade Formosa do Rio Preto, na Bahia, e foi direto para o Cumbuco. No local encontrou a tranquilidade que estava procurando ao lado de toda a sua família. "Sem dúvida essa praia é uma boa opção que fica fora. Aqui é possível ficar mais a vontade porque o número de pessoas é menor do que em outras praias", comentou o auxiliar de fiscalização.

A chefe de cozinha Sandra Araujo veio de Manaus, no Amazonas, com a sua família conhecer as mais belas praias de Fortaleza. Após conhecer Canoa Quebrada e Prainha, o Cumbuco foi a praia seguinte a ser visitada. Ela não cansou de elogiar o local, mas também encontrou vários problemas.

"A praia é muito bonita e por isso adorei conhecê-la. Porém, a areia esta toda suja. Podemos encontrar muitas garrafas, cocos e outras coisas espalhadas por todo o lado", reclamou a turista de Manaus.

Ela acrescentou que esse é um problema que acaba tirando um pouco dos atrativos do local. Principalmente por quem sair de casa para ir até lá quer encontrar o local limpo.

Ventos

Para o estudante Moacir Campos, o que chama mais atenção naquela área são os fortes ventos que ajudam na pratica do kitesurf. "Os ventos são ideais para a pratica desse esporte. Por isso, tantos adeptos vem até aqui para praticar", disse.

Além disso, ele destaca também as várias opções de barracas de praia e restaurantes para serem visitados. "Ninguém pode dizer que falta opção por aqui. Estamos bem servidos", brincou o estudante.

Outro local que chama a atenção dos banhistas no Cumbuco é a Barra do Cauípe. Lá o Rio Cauípe deságua no oceano fazendo com que todos conheçam uma área bem diferente.

Quem passar pelo espaço também pode parar um pouco para se divertir nas diversas barracas de praia localizadas por lá.

Porto das Dunas
O município de Aquiraz, distante 27 quilômetros de Fortaleza, no Litoral Leste do Estado, o que se destaca nos seus 30 quilômetros de costa, é a bela praia do Porto das Dunas. A beleza natural impressiona qualquer um, até mesmo antes de se aproximar da área. As grandes dunas e também o verde deixam o local diferente de qualquer outro.

A tranquilidade e simplicidade da Taíba, longe 67,90 quilômetros da Capital, se destacam em meio a beleza de suas praias. Apesar do grande número de casas e hoteis presentes naquele espaço, a natureza continua conseguindo um destaque grande.

Nas férias, ainda na Taíba, muitas pessoas não deixam de visitar as famosas grutas à beira-mar onde é possível se banhar nas bicas de água doce.

O Jardim Botânico de São Gonçalo do Amarante, junto à estrada que leva à praia, também não pode deixar de ser visitado. São, aproximadamente, 20 hectares dotados de vegetação, cerrado, botânica medicinal, cactário e caatinga.

Mais informações

Os preços, atividades e dias de funcionamento podem ser vistos nos sites dos Parques:
www.apoenaecopark.com.br
www.parqueengenhoca.com.br
www.ipark.tur.br

LÍVIA LOPESREPÓRTER
via Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

PRÉ CANDIDATO A PREFEITO CATANHO ANDOU NA NOITE DESTA TERÇA-FEIRA NA GRANDE JUREMA.

Na noite desta terça-feira 30 de abril na Grande Jurema conversado com moradores com os pré candidato a vereadores do partido do...