terça-feira, 13 de outubro de 2015

PREFEITO DR. WASHINGTON FAZ DISCURSO NA TRIBUNA DA CÂMARA


Sei que é longo, mas gostaria que todos os meus amigos e aqueles que querem o bem de Caucaia lessem meu discurso, na integra, hoje na Câmara de Vereadores.
Gostaria de saudar os vereadores aqui presentes, na pessoa do seu Presidente Sílvio Nascimento, que tão gentilmente me recebe nesta casa. Obrigado também pela presença dos nossos servidores, munícipes e órgãos de informação.
Caucaia é hoje um dos municípios mais importantes do Ceará. Nos últimos anos, com muito trabalho e dedicação, nos transformamos em um dos pilares da economia do Estado. 300 novas empresas se instalaram aqui, gerando mais de 52 mil empregos diretos.
Tem siderúrgica, fábrica, hotel, shopping center, supermercado, entre outros empreendimentos. Enquanto o PIB do Brasil diminui, o de Caucaia cresce: somos o 3o maior PIB do Ceará.
Estamos transformando a infraestrutura da cidade com investimentos que passam das centenas de milhões de reais. Pavimentação, revitalizações, construção do novo Mercado Municipal de Caucaia e da Jurema e o maior programa de habitação do Ceará, com 7 mil casas entregues até o final deste ano, o BAGWALL, a revitalização da vila do Cumbuco e o Estádio Municipal.
A educação está sendo levada a sério com a construção, reforma e ampliação de escolas, construção de creches e quadras, melhora da merenda escolar, valorização dos professores e a capacitação profissional de nossos jovens, para que os novos empregos criados fiquem em Caucaia.
Implantamos o Plano de Cargos, Carreiras e salários pra todos os servidores de Caucaia. Fizemos concurso público e hoje 64% dos servidores são efetivos.
A saúde também vive um novo momento, com a construção da Policlínica, do CEO, da UPA de Caucaia e da Jurema e a transformação de um posto de saúde na Jurema na maternidade Santa Terezinha, que faz 300 partos por mês. Sem falar na reabertura do Hospital Municipal - referência na área traumatológica no nosso Estado. Mais do que referência, carregamos a responsabilidade de ser um polo de atendimento de saúde para 9 municípios.
Apesar de todas essas conquistas, Caucaia – bem como todos os municípios do Brasil - atravessa uma crise sem precedentes. De um ano para o outro os repasses do Governo Federal caíram absurdamente: o FPM diminuiu 30%, o FUNDEB, menos 20%, o FNS, menos 15% e o ICMS, menos 7%. Isso está fazendo com que os municípios agonizem e levem a cabo medidas de austeridade que acabam por afetar a população.
Mesmo diante desses desafios, conseguimos deixar as contas de Caucaia em dia, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e permitindo a continuidade do crescimento econômico.
Meu compromisso agora, mais do que nunca, é com o povo de Caucaia. Por isso, para poder realizar as medidas que o município precisa, devo afastar o cidadão Washington Gois da figura do Prefeito de Caucaia. A partir de hoje, serei tão somente o administrador para o cargo que fui eleito. Pensei que, como cidadão, deveria procurar um sucessor que fosse honesto, competente e comprometido com as causas dos que mais precisam.
Por isso resolvi apoiar a pré-candidata Dra. Lia Ferreira Gomes. Contudo, esse fato acarretou o surgimento de pressões políticas e econômicas que poderiam prejudicar a população de Caucaia. Esta antecipação eleitoral pode causar grandes prejuízos, principalmente, para a população. Chega o momento em que não devemos pensar no poder, muito menos em interesses próprios. Quem escolheu a política deve carregar consigo sempre um proposito maior: o bem comum.
Portanto, gostaria de comunicar que, além de retirar meu apoio à Dra. Lia, não terei e não apoiarei nenhum candidato. Tenho certeza que a população de Caucaia terá a capacidade de escolher quem for melhor para me suceder.
Como disse anteriormente, vivemos uma crise profunda do ponto de vista econômico, mas quero continuar fazendo de Caucaia um dos dínamos do Ceará e para isso terei de estar livre de toda e qualquer pressão. A falta de recursos nos obrigará a cortar na própria carne para que a população de Caucaia, que é quem nos elegeu – a mim e a Câmara dos Vereadores aqui presente – seja a que menos sofra. Sei que para isso contarei com o apoio desta casa e do meu Secretariado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...