quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Há possibilidade de espigões serem construídos na orla de Caucaia

Espigões podem mudar visual da orla de Caucaia. Foto Divulgação
As obras de contenções do avanço do mar e do processo erosivo tem sido um grande desafio para engenharia do mundo inteiro. O litoral de Caucaia vem sofrendo há décadas com o processo de degradação da orla de suas praias. Pacheco, Iparana, Icaraí e agora Tabuba e Cumbuco já sentem as consequências do processo erosivo que vem ganhando maiores proporções. A administração municipal, na gestão do prefeito Dr. Washington vem dando uma atenção especial para esta causa. Verbas em Brasília foram conseguidas para construir, com a tecnologia mais aconselhável na época, que é o muro de contenção (bagwall). Entretanto os novos desafios ocasionados pela mutante natureza estão dificultando a amplitude e a solução a longo prazo do problema.
Em conjunto, a construção do muro de contenção e a implementação de espigões no percurso do litoral de Caucaia poderia ser a forma mais eficaz para retardar o efeito erosivo do avanço do mar. O prefeito Washington Gois estuda esta nova possibilidade com o intuito de resolver definitivamente o problema. 
Serão cinco espigões instalados em pontos estratégicos no litoral do município para engordar e proteger as praias com mais velocidade. O problema do avanço do mar seria levado para outras praias de cidades vizinhas, mas solucionaria o problema no município.    

Porto do Mucuripe, espigões em Fortaleza e aumento do nível do mar são os grandes vilões   

O processo de degradação do litoral caucaiense foi iniciado com a construção do Porto do Mucuripe em Fortaleza. Os vários espigões construídos no litoral de Fortaleza deram uma velocidade maior ao problema das praias de Caucaia. Apenas na última gestão da prefeita Luizianne Lins (PT) foram construídos vários espigões na orla da leste Oeste e da Barra do Ceará que agravaram ainda mais a situação crítica do litoral  caucaiense. Outro fator que impulsiona o grave problema erosivo é o aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento global. 
Com a construção dos espigões em conjunto com o muro de contenção o problema de Caucaia será resolvido, mas empurrado para outras cidades do litoral cearense. 
Fonte: Blog de Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...