quarta-feira, 22 de maio de 2013

COMISSÃO APROVA APOSENTADORIA DE REPENTISTA. RELATÓRIO DANILO FORTE PROJETO INÁCIO ARRUDA

Por unanimidade, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou na manhã de hoje, 22 de maio, relatório do deputado Danilo Forte que trata da aposentadoria para repentistas. O projeto é do senador Inácio Arruda e já foi aprovado no senado em 2009. Na defesa do projeto,  Danilo lembrou o poeta patativa do Assaré, conhecido internacionalmente, estudado nas universidades e que, no entanto, trabalhou na roça até os últimos dias de sua vida. É dever dos legisladores oferecer amparo aos artistas populares que são os repentistas, de grande tradição no Nordeste, disse Danilo forte lembrando que a Lei 12.198/2010 reconhece a atividade de repentista como profissão artística, mas não disciplina as regras de natureza previdenciária.
O projeto aprovado ontem vem corrigir essa lacuna.  O repentista poderá requerer aposentadoria por idade, no valor de um salário mínimo durante 10 anos, contados do dia 1º de janeiro de 2010, desde que comprove o exercício da atividade artística, ainda que descontínuo, no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício. É vedada a acumulação com outras aposentadorias.

Assessoria de Imprensa Com adaptação 

Um comentário:

  1. PARABÉNS AO DEPUTADO DANILO FORTE E AO SENADOR INÁCIO ARRUDA E A TODOS QUE APROVARAM O PROJETO, PORQUE O REPENTISTA NÃO É SÓ CANTADOR É UM COMUNICADOR DOS NOTICIAS DO SERTÃO, MUITOS COMO ROGACIANO LOPES TRANSMITE ALEGRIA AOS SEUS OUVINTES, E TAMBÉM TRANSMITE A MENSAGEM DA EDUCAÇÃO QUANDO SE COMUNICA COM ALGUÉM DE MANEIRA BEM DISPONÍVEL. MUITOS QUANDO NÃO PODEM MAIS CANTAR, FICA A VER NAVIO DE TANTO PASSAR PRECISÃO. - ROGACIANO LOPES

    ResponderExcluir

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

CATANHO CONVERSANDO COM LIDERANÇAS

No final da tarde desta quinta-feira  o pré candidato a prefeito  de  Caucaia. Catanho teve um bom diálogo com o consultor político  e lider...