sábado, 6 de abril de 2013

Bandido quase acaba morto no Araturi após tentativa de assalto

Na noite desse sábado, 06 de abril, um bandido se deu mal e quase acabou morto pela população no bairro Araturi em Caucaia. De acordo com informações o mesmo havia tentado roubar uma moto, mas foi pegue pela população após a vítima gritar “assalto”.
Quando chegamos no local já estavam presentes 3 viaturas do Ronda do Quarteirão e  o bandido já havia sido colocado em uma delas.
Na imagem: Rua Nw 03, Araturi – Caucaia – CE.

DO BLOG DE CAUCAIA DA COLUNA DE TIAGO VIANA 100 DIAS DE DR. WASHINGTON NO GOVERNO

 Os 100 primeiros dias do novo governo do Dr. Washington # Tiago Viana 12


Na próxima quarta-feira (10/04) o segundo mandato do primeiro prefeito reeleito na história do município, Dr. Washington, completa 100 dias. Dias de mudanças, dias de ajustamentos, dias de apertos, problemas e também de avanços. Os 100 primeiros dias do novo governo foram marcados pela luta dos servidores na busca de suas conquistas e direitos. No esforço de alguns secretários para dar continuidade ao serviço prestado para comunidade. Na busca de recursos federais para melhoria da área do litoral e do incremento organizado da mobilidade urbana. Outras conquistas e uma adequação a nova estrutura governamental.

Dias & dias

A renovação de contratos, avaliação do primeiro governo da gestão de cada secretaria para modernizar e dar continuidade ao avanço, a burocracia em cima das novas licitações congelaram algumas ações. O que se espera é que ainda neste primeiro semestre a gestão se firme numa mesma sintonia de trabalho para acelerar as diversas ações.

Obras estruturantes continuam

Uma das notícias inéditas que aconteceu pela primeira vez no município foi a continuidade de algumas obras estruturantes mesmo com a "mudança" do governo, após eleições. Obras de calçamento, dos mercados, de pavimentação (tampa-buracos) e outras deram continuidade. Não formos testemunha da interrupção de obras com a continuidade do governo. Este fator é positivo, o município ganhou dias e não voltou a estaca zero para se dar inicio as ações. 

Recursos importantes foram conquistados

Um dos recursos mais aguardados para este primeiro semestre e que foi confirmado durante os 100 dias de mandato foi a do PAC 2 que beneficia a mobilidade urbana do município. Outro recurso assegurado é o da revitalização da orla que compreende a praia do Icaraí. No combate a seca foi doado cisternas a comunidade do sertão caucaiense com o programa do Governo Federal. Novos veículos foram adqueridos para o patrimônio do município.

Atração de investimentos     

A política de atração de empreendimentos para cidade continua sendo o grande trufo do Governo Municipal. Vários empreendimentos de grande porte confirmaram suas intenções de interesse em ficar em Caucaia. Outros empreendimentos inauguraram seus negócios na cidade, dando uma visibilidade internacional para atrair ainda mais investidores. O município hoje é reconhecido como a porta da economia do Ceará. Que diga as centenas de empreendimentos confirmados no Complexo Caucaia-Pecém. 

Centro mais limpo e mais organizado

Uma das grandes conquistas destes 100 dias certamente foi a transformação do Centro da cidade. A retirada dos ambulantes das calçadas do Centro de Caucaia foi uma das maiores conquistas dos últimos anos. A impressão dos pedestres e dos motoristas é que o Centro parece que ficou até mais limpo. Os pedestres agora andam com mais segurança em cima das calçadas. O Centro ficou mais viável e mais organizado. 

A cidade que exporta mais no Estado

Diante incremento econômico com confirmação da doação do terreno a refinaria da Petrobrás a cidade se destaca no poder de exportar. Somos o município do Ceará que exporta mais produto. Com a chegada da ZPE e a expansão do Porto Caucaia-Pecém este potencial vai crescer ainda mais.

Ainda tem espaço para os avanços

Sim, Caucaia ainda tem várias carências. Os 100 primeiros dias da reeleição do Dr. Washington fez muito, mas no decorrer dos próximos anos tem muito ainda para fazer. Entre as melhoras que se espera até 2016 está o sistema eficiente e integrado de coleta de lixo, a melhoria da qualidade na mobilidade urbana, uma revitalização na cultura, esporte e no turismo, a continuidade de atração de mais empreendimentos, dedicação a qualidade na saúde e educação, ações de requalificação no sertão e nas serras, uma atenção especial para as reivindicações dos servidores municipais como, por exemplo, a concretização do plano de cargos e carreiras de todos os servidores e não apenas especificamente da Saúde e Educação.    

Caminho Certo

A rota é única, sólida, verdadeira e segue em frente. Como diria o slogan que reelegeu o Dr. Washington na campanha (Caucaia no rumo certo), realmente mesmo diante os problemas que qualquer cidade brasileira tem que enfrentar, Caucaia tem nos seus passos um futuro invejoso e brilhante. Dr, Washington como o maestro maior da administração tem sim muito a comemorar nestes primeiros 100 dias do seu segundo mandato. Após 252 anos de história o município parece ter se descoberto e entrado nos trilhos de um trem elétrico com data certa para avançar, mas sem previsão para contabilizar o tamanho do seu desenvolvimento. Para isso se confirmar é preciso um trabalho coletivo de toda equipe e servidores do Governo Municipal em conjunto com a população e também da ajuda dos opositores na esfera das ideias. É nesta junção de forças que Caucaia impulsionará e se credenciará como município modelo, como município maior, como município onde as coisas acontecem, como município que valoriza o cidadão, como município de alta qualidade de vida. Um dia chegaremos lá. Excelência total dos trabalhos, sim é possível!  

BAIRRO DO ITAMBÉ COM UMA ACADEMIA


Na rua José Matias de Brito próximo a Escola  Inah Arruda esta ganhando uma academia de musculação Academia Ideal Fitness tudo isso é o crescimento do município chegando também nas comunidades.  

Nível da água baixou 60% na Lagoa do Banana

Até mesmo os passeios de barcos e jet-skis estão comprometidos devido à pouca profundidade da lagoa
A falta de chuvas também está afetando frequentadores, comerciantes e moradores da Lagoa do Banana, localizada no Cumbuco, a 29 quilômetros da Capital, no município de Caucaia. O nível da água diminuiu cerca de 60% somente neste ano.

Hoje, pular de cima de qualquer uma das pontes é perigoso por causa da pequena profundidade fotos: waleska santiago


Quem chega no local pode verificar tranquilamente a diferença da paisagem em relação aos anos anteriores. Hoje, a margem da lagoa fica bastante longe das casas e também dos estabelecimentos comerciais que estão no entorno.

Além disso, as diversas pontes que antes pareciam pequenas devido à proximidade com a água, hoje, se destacam pela sua distância da lagoa. Pular de cima de qualquer uma delas representa um perigo por causa da pequena profundidade.

Desde 1988, a dona de casa Ana Neri não via a Lagoa do Banana secar da maneira como ocorre agora. "O nível da água começou a diminuir somente neste ano. Acho que isso aconteceu por causa da falta de chuvas", lembra.

Ela disse que, em algumas partes, é possível atravessar de uma margem à outra a pé sem nenhum tipo de problema. "Antigamente, a água avançava bastante e chegava bem perto das casas. Hoje está muito distante".

O cenário do dia 3 de setembro de 2012 dá uma noção do quanto representa a atual redução do nível da água na Lagoa do Banana, na cidade de Caucaia


Para a dona de casa, o maior problema tem sido a redução do número de clientes que têm frequentado o estabelecimento em que trabalha. "Hoje, quando as pessoas vão entrar na lagoa colocam o pé na lama em vez da areia, e a maioria não gosta", diz.

Devido ao cenário de seca presente no Estado, ela teme que, sem as chuvas, o número de visitantes caia ainda mais e os prejuízos acabem sendo muito grandes para todos os comerciantes daquela área.

A esperança era que as chuvas chegassem após o dia de São José, 19 de março, mas a situação não mudou desde que a data passou. "A gente depende disso aqui para viver e, por isso, ficamos bastante preocupados. Somente onde eu vivo moram quatro famílias que tiram o sustento da lagoa", reclamou Ana.

Paisagem
O comerciante Augusto Neves afirmou que, devido à estiagem, até mesmo a paisagem da Lagoa do Banana foi modificada. "Hoje, é possível ver muitos bancos de areia em alguns pontos da lagoa. No começo do ano, por exemplo, era impossível a gente ver isso", comentou.

Portanto, até os passeios de barco estão sendo prejudicados com a falta de chuvas, explicou Neves. Com a pouca profundidade, os barcos e jet-skis não conseguem navegar corretamente. Dessa forma, o comerciante acaba ouvindo bastante reclamações de seus clientes.

Redução significativa
De acordo com o presidente do Instituto do Meio Ambiente Municipal de Caucaia (Imac), João Arthur Pessoa de Carvalho, por causa da estiagem, os níveis de água das lagoas do município tiveram uma redução significativa. "Há muito tempo não víamos algo assim. Na Lagoa do Banana, foi registrada uma diminuição de 60% no nível da água", frisou.

Para que a seca não prejudique ainda mais os mananciais, explicou Carvalho, são realizadas campanhas de educação ambiental para a limpeza do local. Essas ações têm o objetivo de diminuir o número de morte de peixes e evitar outros problemas relacionados ao período de seca. "Todas as lagoas de Caucaia são importantes para o município por causa do turismo", afirmou o presidente do Imac.

FIQUE POR DENTRO
Manancial é o maior de todo o município
Além de ser o maior corpo d´água de Caucaia, a Lagoa do Banana - localizada em um cenário que abriga no seu entorno a Praia do Cumbuco - também é a mais conhecida entre todas.

Tem seis quilômetros de extensão, emerge entre as dunas da praia do Cumbuco, mas tem grande parte de suas margens tomadas por casas de veraneio ou estabelecimentos comerciais, o que torna o espaço restrito para banho.

Mas essa questão não impede que um grande número de pessoas frequente o local. Por lá, é sempre possível encontrar atletas praticando windsurf, caiaque e também jet-ski quase todos os dias.

THIAGO ROCHAREPÓRTER
Diário do Nordeste

Mais uma turma na linha de ação Jovem Aprendiz é iniciada em Caucaia

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, ampliou o Programa Primeiro Passo em Caucaia, além das duas turmas iniciadas em 2012 foi iniciada no último dia 11 de março de 2013 mais uma turma na linha de ação Jovem Aprendiz.  A tendência e expectativa é que a Secretaria de Educação, ao longo deste ano, possa contemplar mais adolescentes e jovens de nosso Município,  já que o programa desenvolve outras linhas de ação. 
Muitas foram as empresas que aderiram e contrataram jovens beneficiados pelo Primeiro Passo em Caucaia. Além da ICANE, Granos, Empresa Vitória  e Cerealista Bahamas que já estão conosco, GC PNEUS, AR LIVRE E SERV. TEMPORARIO LTDA e  CASA PIO também contrataram os novos aprendizes que devem conciliar durante um ano suas atividades práticas nas empresas, com o curso de Auxiliar administrativo que acontece na Escola Profissionalizante Professor Walmir.
Blog Caucaia

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Manifestantes protestam contra Marco Feliciano em Fortaleza

Ato de repúdio pede a saída do deputado federal da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal

A presença do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) na presidência da Comissão de Direito Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal provocou mais uma manifestação em Fortaleza.

Manifestantes elaboraram cartazes e faixas com frases contra Feliciano Foto: Waleska Santiago

O protesto cearense intitulado "Eu vou tirar você desse lugar" reuniu na noite desta sexta-feira (5), grupos feministas, negros, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), militantes, professores, estudantes e parlamentares, na Praça da Gentilândia, no Bairro Benfica.

Para a organizadora do ato de repúdio, Verônica Guedes, a manifestação tem o objetivo de pressionar o deputado federal Marco Feliciano a deixar a presidência da Comissão.

"Nós estamos fazendo esse ato porque o deputado Marco Feliciano, várias vezes, fez declarações racistas, homofóbicas, contra as mulheres, contra grupos religiosos, que não são da igreja dele, e contra as minorias. Nós achamos que não é possível que uma pessoa com tanto preconceito seja o representante maior dos direitos humanos no Brasil", comentou.

Manifestação contra deputado Marco Feliciano aconteceu no bairro Benfica


Verônica informou que já aconteceram outros 2 atos contra a permanência de Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos, mas que foram atos informais. "Esse terceiro protesto, tivemos que pedir apoio à sociedade de Fortaleza, de igrejas, partidos políticos e de grupos sociais para fazer realmente uma manifestação significativa", ponderou.

A manifestação também contou com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Presente no ato, o vereador João Alfredo (PSOL) chamou a manifestação de 'civilização contra o obscurantismo'.

"A Comissão de Direitos Humanos, uma das mais importantes da Câmara Federal, luta contra a violação dos direitos humanos, aonde seu presidente viola os direitos humanos. Ele incentiva a intolerância, o preconceito, quando impede também as pessoas de participarem da reunião da própria comissão. A sociedade brasileira tem que dizer em todos os cantos do País que é inaceitável, que alguém que está na comissão, negue os direitos humanos", disse o vereador.

Mais protestos contra a permanência do deputado federal Marco Feliciano na presidência da Comissão vão acontecer em várias capitais brasileiras neste fim de semana. "As nossas manifestações são pautadas nacionalmente, não estamos isolados. Se o Feliciano não renunciar, nós vamos ter que ir a Brasília, não só manifestantes de Fortaleza, mas do Brasil inteiro", concluiu Verônica Guedes.

Entenda o caso

O deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara no dia 7 de março de 2013 e desde então protestos populares e manifestações de artistas pedem sua saída, devido às declarações polêmicasenvolvendo negros e homossexuais.
Fonte: Diário do Nordeste

GOVERNO FEDERAL VAI LIBERAR RECURSOS PARA CONTENÇÃO MARÍTIMA NA PRAIA DO ICARAÍ

Resultado da viagem a Brasília
O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, vai liberar um nove milhões de reais para as obras de contenção da erosão marítima na praia do Icaraí. Os recursos foram conquistados pelo deputado Danilo Forte que intermediou audiência, na última quarta-feira, do prefeito Dr. Washington, do Vice-prefeito Paulo Guerra com o Ministro Fernando Bezerra. O Deputado Danilo Forte, que também participou da audiência, disse ser preocupante a velocidade com que o mar avança na localidade, pondo em risco a Praia do Icaraí, não só como um lugar de veraneio, mas como residência de muitas famílias. Ficou acertado que o Governo Federal, por meio da Defesa Civil, deverá executar as obras emergenciais no Icaraí.
 Fonte: Assessoria Danilo Forte e Blog do Marcilio Boião

MP realiza audiência em Caucaia sobre atuação dos “bugueiros”

Na próxima segunda-feira, o Ministério Público do Estado do Ceará vai realizar uma audiência em Caucaia para tentar firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre os “buggies” que atuam no Parque das Dunas, no Cumbuco, e em todo o litoral do Município. Será às 10h30min, no Juizado de Caucaia. A iniciativa é do promotor de Justiça Hugo Mendonça.
Foram chamados a comparecer representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores e os “bugueiros”. A proposta do TAC é regulamentar temporariamente a atividade até que seja feita uma licitação no Município para selecionar quem vai atuar no setor. Entre os pontos do documento a ser assinado, está o pedido do Ministério Público para que o Executivo municipal faça um estudo de demanda sobre esses serviços em Caucaia e que seja feito um relatório para avaliar o impacto ambiental dessa atividade sobre as dunas. Após a conclusão desses levantamentos, a Prefeitura deve encaminhar à Câmara um projeto de lei prevendo uma licitação para o setor.
Além disso, a Prefeitura terá 15 dias para fazer uma vistoria em 150 carros que atuam nesse segmento e deve fazer o recadastramento documental de todos os condutores.
Roberto Moreira

Ministro Manoel Dias instala Comissão do Trabalho Doméstico

Criada para resolver dúvidas quanto aos itens a serem regulamentados, a comissão realizou nesta quinta-feira (4/4) sua primeira reunião.
A comissão instalada nesta quinta-feira (4) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, para analisar a regulamentação de itens ainda pendentes da Emenda Constitucional Nº 72, a PEC das domésticas, já começou os seus trabalhos.
“Ainda hoje eles vão estar reunidos. A intenção é que as regulamentações ocorram de forma célere e entrem em vigor o mais rápido possível”, informou o ministro ao instalar oficialmente a comissão, lembrando aos seus componentes o importante papel que irão desempenhar. Manoel Dias também frisou a necessidade de atenção para os prazos.
O ministro pediu ainda que o grupo busque trabalhar em parceria com os demais órgãos governamentais que tenham algum tipo de ação junto ao emprego doméstico.
Uma das primeiras tarefas da comissão será de elaborar cartilha que esclareça as principais dúvidas que atualmente chegam ao Ministério do Trabalho e Emprego. O material será disponibilizado no site do MTE em poucos dias.
A Emenda Constitucional Nº 72 equipara os direitos trabalhistas dos empregados domésticos aos dos trabalhadores formais. Com a mudança os trabalhadores domésticos passam a ter garantidos direitos como salário-mínimo, férias proporcionais, horas extras, adicional noturno e o FGTS, até então opcional.
“Esses direitos aos domésticos já deviam estar em vigor há muito tempo e, sem dúvida nenhuma, dará mais dignidade a categoria”, afirmou o ministro, acreditando que não haverá demissões com as mudanças, pois “os empregadores domésticos vão se adequar a nova Lei”.
Algus direitos, como hora-extra, FGTS e adicional noturno ainda necessitam regulamentação para começar a valer e cabe a comissão criada pelo ministro dirimir as adaptações para que possam entrar em vigor.
Já estão em vigor os seguintes direitos: Salário Mínimo fixado em lei, nacionalmente unificado; a irredutibilidade salarial, salvo o disposto em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho; a proteção do salário na forma da lei, constituindo crime sua retenção dolosa; 13º salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria; jornada de trabalho de 44 horas semanais e não superior a oito horas diárias; o direito ao repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; hora extra; férias anuais remuneradas com direito a 1/3 do salário; licença à gestante de 120 dias; licença-paternidade de cinco dias; aviso-prévio; redução dos riscos inerentes ao trabalho; aposentadoria e integração à Previdência Social; reconhecimento de convenções e acordos coletivos de trabalho; proibição de diferença de salários por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e de critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência; proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.
Dispositivos como Seguro-Desemprego, FGTS e trabalho noturno vão depender de regulamentação, sejam na forma da lei ou mudança norma técnica. A proteção do trabalhador doméstico contra despedida arbitrária ou sem justa causa, ainda depende de lei complementar para efetivamente entrar em vigor.
O pagamento do salário-família e o seguro contra acidentes de trabalho ainda serão regulamentados pelo Ministério da Previdência Social.
Fonte: Fonte: OM - Ascom MTE | 4 de abril de 2013

Jovens se preparam para a Jornada Mundial da Juventude

A três meses da Jornada Mundial da Juventude, 200 mil peregrinos já garantiram sua inscrição. No Ceará, a comunidade católica Shalom organiza pacotes com passagens aéreas. Para Francisco irá ao Rio de Janeiro

No Domingo de Ramos, jovens realizaram um flash mob no Centro Dragão do Mar para divulgar a Jornada Mundial da Juventude

Para jovens católicos de todo o mundo, participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai muito além do que uma aventura entre amigos. Representa uma experiência de reafirmação da fé e de contato com o chefe supremo da Igreja Católica. Há vários meses, milhares de jovens já se preparam para o encontro com o papa Francisco no Rio de Janeiro. A expectativa da organização do evento é receber cerca de dois milhões de jovens entre os dias 23 e 28 de julho.

Cerca de 200 mil pessoas já se inscreveram em um dos pacotes de peregrinos oferecidos pelo evento, que podem incluir seguro, hospedagem, transporte e alimentação. Os interessados precisam formar grupos para realizar a inscrição. No Ceará, a comunidade católica Shalom organiza pacotes com passagens aéreas de Fortaleza ao Rio. De acordo com Paulo Henrique Albuquerque, responsável pelos grupos do Shalom, quem já tiver sua passagem ou possuir milhas extras também pode aderir a um dos grupos da comunidade.

Estão previstos quatro encontros entre o papa e os peregrinos durante a jornada. A expectativa, conforme Albuquerque, é que ocorram encontros não programados. “Como o papa gosta de estar perto das pessoas, eu acredito que podemos encontrá-lo até mais vezes. Ele pode causar surpresas”, afirma. O Shalom também organiza grupos no interior do Estado, nas cidades de Aracati, Sobral, Juazeiro do Norte e Quixadá. “É só escolher a cidade mais próxima. Todas essas cidades têm grupos em aberto”, informa.

O cearense Igor Carvalho planeja desde o ano passado sua ida à jornada. Como, às vésperas do evento, estará em missão no Uruguai, o jovem decidiu aderir a um grupo daquele país, que irá de ônibus de Montevidéu ao Rio. “A expectativa é conviver com os jovens, aprender seus costumes e saber a experiência deles. Eu busco uma macro experiência, com os jovens de todo o mundo. É a partir dessa partilha de experiências que podemos ir crescendo na graça de Deus”, revela.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Jornada Mundial da Juventude ocorre de três em três anos e promove o encontro de jovens de todo o mundo com o papa. A última jornada foi realizada em Madri, em 2011, e contou com a participação de dois milhões de peregrinos. A JMJ sediada no Rio seria em 2014, mas, por causa da Copa do Mundo, foi antecipada para 2013.

Serviço
Jornada Mundial da Juventude Rio2013
Quando: de 23 a 28 de julho
Como participar: inscrições pelo site da JMJ (rio2013.com/pt/inscricao)
Para participar de grupo coordenado pelo Shalom, entrar em contato pelo e-mail jmjfortaleza@comshalom.org ou pelo telefone 3023 4612

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Governo do Estado divulga nota rebatendo denúncias do deputado petista Eudes Xavier

Do Governo do Estado, este Blog recebeu nota em resposta às denúncias feitas por Eudes Xavier (PT), nesta quinta-feira, em Brasília. Confira:
A propósito do grave disparate contido nas palavras do deputado federal Eudes Xavier, do PT, em discurso pronunciado nesta quinta feira na Câmara dos Deputados, o Governador Cid Gomes, em respeito à opinião pública, esclarece:
1. Todas as suas declarações, da primeira à última são mentirosas.
2. Nunca o governador Cid Gomes, seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, e muito menos o Governo do Ceará teve qualquer contato e muito menos acerto com a empresa Kroll ou qualquer outra empresa de investigação, seja brasileira, seja estrangeira, seja para investigar o Sr. Roberto Pessoa, seja para investigar quem quer que seja;
3. Todos os emails expedidos ou recebidos pelo Governador Cid Gomes e seus secretários citados irresponsavelmente pelo deputado do PT Eudes Xavier são falsos.
4. No afã irresponsável de caluniar o governador Cid Gomes, o deputado Eudes Xavier, do PT, descuidou-se de estar confessando um crime recentemente tipificado pela Casa Legislativa a que pertence: fossem verdadeiros os emails citados pelo leviano parlamentar – e são todos falsos, ele teria que explicar à opinião pública e às instituições do País como o deputado teria posse de emails hipoteticamente trocados entre agentes públicos.
5. Ainda em respeito à opinião pública, o governador Cid Gomes e o ex-ministro Ciro Gomes informam que processarão o deputado Eudes Xavier nas instâncias política, civil e penal.
6. Espera o governador Cid Gomes das instituições próprias e da imprensa, que aprofundem de forma célere uma investigação que ponha toda esta sujeira a limpo até que fique claro quem ,criminosamente, cometeu gravíssima violação do Estado de Direito Democrático, e este foi o deputado Eudes Xavier.
* Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado.
Blog Eliomar

Deputado petista denuncia operação envolvendo Governo, Ciro e empresa Kroll

eudes xavier
Uma operação envolvendo o Governo do Ceará, o irmão do governador – no caso o ex-ministro Ciro Gomes, e a empresa americana de investigação Kroll foi denunciada pelo deputado federal Eudes Xavier (PT), em pronunciamento, nesta quinta-feira, na tribuna da Câmara. Segundo a denúncia, a empresa americana estaria sendo contratada para investigar o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que é desafeto público de Ciro Gomes.
O parlamentar cearense encaminhou à presidência da Câmara cópias de e-mails trocados entre o governador Cid Gomes, seu Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, e o secretario de segurança do Ceará, Francisco Bezerra. Eudes Xavier pede que a Câmara oficialize ao Ministério da Justiça, à Procuradoria Geral da República e à Receita Federal pedido de apuração dos fatos. Requer ainda apuração, pela Comissão de Direitos Humanos, e que o Tribunal de Justiça do Ceará investigue se algum procurador foi coagido por Ciro Gomes para decidir em processo penal de interesse deste contra Roberto Pessoa.
Nos e-mails encaminhados pelo deputado Eudes Xavier à presidência da Câmara, o governador Cid Gomes pede ao secretário de Segurança do Ceará que ajude o irmão Ciro Gomes “no assunto Roberto Pessoa”. Em outra mensagem, de 2 de abril de 2013, o governador pede ao mesmo secretário para ser atualizado diariamente “com relatórios de como anda o serviço RP e a conduta do Ciro na Secretaria”. No e-mail, Cid Gomes chega a escrever que não foi boa a ideia de colocar o irmão na Secretaria de Segurança e, com efeito, o ex-ministro Ciro Gomes, a pretexto de diagnosticar a violência no Estado, tem atuado informalmente dentro da Secretaria de Segurança do Ceará. Eudes Xavier afirma que não se trata apenas de uma briga política entre dois homens públicos, mas de uso “despudorado da máquina do Estado e de grave violação do Estado Democrático de Direito”.
OUTRO LADO
O Governo do Estado, por meio de sua assessoria de imprensa, nega, veementemente, o fato.
Blog Eliomar

PONTO DA MODA DE CAUCAIA VAI SER INAUGURADO NA MANHÃ DESTA SEXTA

Na manhã desta sexta feira 05 a loja do Ponto da Moda de Caucaia vai ser inaugurada para o povo de Caucaia situada na avenida Edson da Moda Correia a onde era o Hospital Paulo Sarasate. Vá conhecer mais uma empresa que veio junto com administração que mais crescer no Ceará.

Facebook lança tela inicial para celulares com Android

Inicialmente, aplicativo só irá funcionar em alguns modelos

O Facebook lançou nesta quinta-feira (4), o Home, uma tela inicial para celulares com Android, "centrado em pessoas, em vez de apps", segundo Mark Zuckerberg fundador e executivo-chefe da rede social. O aplicativo gratuito, que será lançado em 12 de abril apenas para alguns modelos com o sistema do Google, substitui a tela de bloqueio e a tela inicial padrão do celular, mostrando notificações do Facebook, mensagens e fotos dos contatos do usuário.
Versão para tablets deve ser lançado nos próximos meses. Foto: Divulgação
 
No evento de lançamento, a HTC anunciou o celular First, que virá com o Home pré-instalado e "otimizado". O aparelho será vendido a partir de 12 abril nos EUA por US$ 99 pela operadora AT&T. 

O aplicativo do Facebook para Android mostrará um anúncio convidando o usuário a instalar o Home, disponível gratuitamente na loja de aplicativos Google Play. Segundo Zuckerberg, osprimeiros aparelhos a suportar o Facebook Home serão o One e o One X, da HTC, e o Galaxy S 3, o Galaxy S 4 e o Galaxy Note II, da Samsung. 

Home realiza interação entre funções do celular e do Facebook 

O ícone principal do Home, no canto inferior da tela, é a foto de perfil do dono do celular no Facebook, a partir do qual se fazem gestos para abrir aplicativos do telefone ou ler mensagens. Quando o usuário recebe uma mensagem, a foto do remetente aparece no canto superior direito da tela, sobre o aplicativo que estiver sendo usado no momento, como o navegador de web. 

Para ver a mensagem e responder, o usuário deve tocar ícone do remetemente, chamado de "chat head" (cabeça de bate-papo, em tradução livre), cuja posição na tela pode ser alterada. Torpedos SMS tradicionais e mensagens do Facebook são integrados na mesma interface. "Achamos que esta é a melhor versão do Facebook até agora", disse Zuckerberg. 

O Facebook planeja lançar também uma versão do Home para tablets "nos próximos meses". Ao anunciar o Home, Zuckerberg disse que a interface dos smartphones atuais ainda é muito semelhante ao dos primeiros computadores pessoais. "Acredito que ele poderá mudar a forma como nos relacionamos com dispositivos de computação", afirmou Zuckerberg. 

"A melhor coisa sobre o Android é o fato de ele ser tão aberto", disse o executivo. Diferentemente de sistemas móveis como o iOS, da Apple, e o Windows Phone, da Microsoft, o software do Google permite que aplicativos de terceiros controlem funções primordiais, como a tela inicial e mensagens SMS. 

Segundo Zuckerberg, usuários de smartphones passam quase 25% do tempo com o aparelho usando o Facebook.

Fonte: Diário do Nordeste

Smartphones mais baratos a partir do fim do mês, diz ministro

De acordo com declaração do ministro Paulo Bernardo, a presidente Dilma deve assinar documento nos próximos dias
Bernardo disse que o governo do Brasil tem grande interesse sobre o setor de telecomunicações

O ministro das ComunicaçõesPaulo Bernardogarantiu, na última terça-feira, 2, em evento de lançamento da mais nova sede daTelefônica/Vivo em São Paulo, que nos próximos dias a presidente Dilma Rousseff vai assinar a desoneração para smartphones com novos valores que valerão a partir do fim do mês.

"Estamos muito satisfeitos. Fizemos a desoneração para a construção de redes de telecomunicações e nos próximos dias, sai a desoneração dos smartphones", observou o ministro ao declarar que a ideia é ter um teto de até R$ 1,5 mil para os aparelhos. "Quinta-feira passada chegamos a um acordo com a Fazenda sobre o texto da desoneração. Estamos estudando se haverá outro teto para o 4G", afirmou.

Bernardo ainda disse que o governo do Brasil tem grande interesse sobre o setor de telecomunicações. "É um setor que cresceu rápido demais e estamos com problemas de infraestrutura. O 3G cresceu 100% em 2011 e mais 80% no ano passado. Queremos fazer um plano de universalização da Internet com a qualidade que a população exige. Já pedi ao prefeito de São Paulo (Fernando Haddad) que estude a legislação de antenas na cidade. Vamos precisar ainda mais com o 4G", finalizou.
Redação O POVO Online

Danilo Forte garante recursos para Tejuçuoca e Irauçuba

Danilo Forte
Em audiência no Ministério da Integração Nacional, na última quarta-feira, o Deputado Danilo Forte recebeu a confirmação do Ministro Fernando Bezerra de liberação de R$ 250.000,00 para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água na localidade de Ingá, no município de Tejuçuoca. Os recursos são provenientes de emenda ao de iniciativa do deputado Danilo Forte no valor total de R$ 500.000,00. Segundo o Ministro, já foi encaminhada para pagamento 50% do valor da emenda, sendo o restante liberado após o início das obras.
Na mesma audiência, Danilo Forte tratou também da ajuda do governo federal ao município de Irauçuba para o enfrentamento da estiagem prolongada. O município é uma das cinco cidades mais prejudicadas com a seca, estando na condição de colapso de abastecimento de água. Ficou acertado uma ajuda de custeio para a manutenção de equipamentos como os dessalinizadores, limpeza e recuperação de poços, mediante plano de trabalho que será feito pela prefeitura.

Roberto Moreira

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cearense está entre os mortos de acidente com ônibus no Rio

Corpos já foram liberados pelo IML

Um cearense está entre as 7 vítimas que morreram no acidente do ônibus no Rio de Janeiro na noite da última terça-feira (2). O carpinteiro Francisco Batista de Souza, 39, foi reconhecido pela prima e por amigos no Instituto Médico Legal (IML) na madrugada desta quarta (3).
Acidente deixou 7 mortos. Foto: Agência Estado
Franciso Batista havia sido récem-contratado para trabalhar na obra da Transcarioca, informou um amigo também carpinteiro. Ele detalhou que o cearense tinha ido pela manhã na empresa entregar documentos para a abertura de uma conta-salário.
A prima, Livaneide Antunes, relatou que o carpinteiro havia retornado ao Rio de Janeiro há menos de um mês. Francisco Batista estava no Ceará para se recuperar de duas cirurgias de hérnia. A mulher e o filho dele de quatro anos moram em Juazeiro do Norte.
Segundo testemunhas, o acidente ocorreu após uma briga entre o motorista e passageiro. Os corpos das vítimas do acidente já foram liberados pelo IML. Foram enterradas 2 delas na tarde desta quarta.
Diario do Nordeste

SHOPPING IANDÊ E O LADO SOCIAL


Alimentos arrecadados pelo Iandê Shopping, doados as Instituições de caridade Lar Santa Mônica e Lar Amigos de Jesus.
Essa foto foi um registro da doação no Lar Santa Mônica.

Agradecemos a todos que colaboraram, doando alimentos no evento infantil. E contamos com vocês para que belas ações como essa possam se repetir.

"O que eu faço, é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor."
Madre Teresa de Calcutá,

Audiência pública sobre anistia federal dos militares será na sexta-feira (5)

A anistia militar para os participantes da paralisação de bombeiros e policiais em 2011-2012 é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, na próxima sexta-feira (5). Será apresentado o Projeto de Lei do Senado 76/2013, no qual o pedido de anistia é exclusivo aos militares cearenses.
Aqui no Ceará, mais de 300 participantes são acusados pelo Ministério Público Estadual, com base no Código Disciplinar da Polícia Militar (1969), por suposto motim, retirada de viaturas das áreas de serviço, abandono de posto, dentre outros. Se condenados, as punições podem chegar a 45 anos. Apenas a presidente Dilma Rousseff é a autoridade competente para sancionar a anistia.
A audiência busca dar celeridade à conquista do perdão presidencial, as associações militares que se articulam com Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional. O PLS 76/2013 é de autoria do senador José Pimentel e conta com apoio dos senadores Eunício Oliveira e Inácio Arruda. Na Câmara Federal, deputados da bancada cearense também declararam apoio na votação deste e do projeto de mesmo teor que tramita na Casa (2791/2011). Neste, a anistia é solicitada para os militares estaduais em Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.
Robert Moreira

MP cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Senador Pompeu

Promotores do Ministério Público do Estado do Ceará estão, nesta quarta-feira (3), em processo de diligência na cidade de Senador Pompeu para cumprir uma liminar que determina a interdição temporária da comissão de licitação da Prefeitura do Município durante 24 horas. A ação foi expedida pela juíza Danielle Estevam Albuquerque.
Foi enviada, além da liminar, mandados de busca e apreensão de processos licitatórios com indícios de fraude na gestão da prefeitura. A decisão atende a um pedido feito pelo MP do Estado do Ceará por meio da Promotoria de Justiça de Senador Pompeu na tarde da última terça-feira (2).
Fraudes detectadas
O pedido foi deferido porque, no mesmo dia, durante o cumprimento de um outro mandado judicial, foram encontrados inúmeros indícios de fraude na administração pública, tais como ausência de assinaturas em procedimentos licitatórios; processos de pagamento em branco, muito embora já liquidados; e contratos administrativos em branco. Toda a documentação apreendida será analisada pelo MP para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis.
Do Diário do Nordeste

Blogueiros criam fundo para batalhas judiciais

por Luiz Carlos Azenha - Vi o Mundo. Reunidos ontem à noite na sede do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, em São Paulo, blogueiros, ativistas, militantes de partidos políticos, movimentos sociais e advogados decidiram, por consenso, criar um fundo para socorrer financeiramente colegas que sejam alvo de processos judiciais, ameaças ou violência em todo o Brasil.
O fundo de emergência será inicialmente organizado pelo Conselho Nacional da blogosfera, formado por 26 ativistas de todo o Brasil no mais recente encontro da entidade, em Salvador, na Bahia. Uma conta bancária receberá as contribuições de internautas, por enquanto em nome do Barão de Itararé. Decidiu-se também que a entidade terá um corpo jurídico exclusivamente devotado à defesa de blogueiros.
Segundo Altamiro Borges, presidente do Centro, a judicialização do debate político e a ameaça a poderes nunca antes questionados multiplicou o número de ações, que incluem ameaças, agressões e assassinatos.
“Os coronéis acostumados a mandar sem contestação ou crítica, seja em nível nacional, estadual ou local, encontram na Justiça frequentemente o caminho para calar ou intimidar a blogosfera”, afirmou Altamiro. “Com isso, escapam do debate das questões políticas de fundo, como a da democratização da mídia, para um terreno no qual dispõem de maiores recursos”, aduziu.
Presentes, os blogueiros Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna e Lino Bocchini — além deste que vos escreve –, que enfrentam na Justiça ações movidas por grandes corporações da mídia, declararam que não pretendem recorrer ao fundo, nem agora nem no futuro. Conceição Lemes, editora-chefe do Viomundo, explicou: “Há gente que nem dispõe de advogado e que, por falta de recursos, se cala diante de autoridades em várias partes do Brasil. Não é o nosso caso”.
Eduardo Guimarães deixou claro: “É importante que o fundo de apoio a blogueiros tenha critérios claros e pré-estabelecidos para aqueles que serão beneficiados em caso de necessidade. Sugiro que os que se interessarem por tal apoio façam uma contribuição mensal — pequena, talvez simbólica –, de forma que integre o esforço que está sendo empreendido e, assim, faça jus ao eventual apoio do qual poderá vir a precisar. Dessa maneira, não haverá questionamento sobre quem vier ou não a ser apoiado”.
Embora as decisões futuras ainda dependam do Conselho Nacional, vários oradores lembraram como absolutamente prioritário o caso do jornalista/blogueiro Lúcio Flávio Pinto, do Pará. Editor do Jornal Pessoal, Lúcio Flávio foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça a indenizar Cecílio do Rego Almeida, a quem acusou de ser grileiro de terras.
A versão mais recente do Jornal Pessoal critica o PT pela homenagem póstuma a Cecílio, proposta pelo deputado federal André Vargas, do Paraná, com apoio de José Mentor (PT-SP), conforme noticiou aqui o Viomundo.

Na edição, porém, Lúcio Flávio comemora:
“Pará recupera terras
Graças à justiça federal, o Pará vai ter de volta ao seu patrimônio quase cinco milhões de hectares de terras de que o grileiro Cecílio do Rego Almeida tentou se apossar. Os sucessores do empresário perderam o prazo do recurso e a sentença condenatória transitou em julgado.”
Através de coleta realizada via internet, Lúcio Flávio arrecadou os R$ 25.116,75 que depositou em juízo para indenizar Cecílio, depois que desistiu de recorrer no STJ. Antes, havia se perguntado: “O grileiro vencerá?”.
Apoiadores de Lúcio Flávio mantém o blog Todos com Lúcio Flávio Pinto, aqui.
Segundo o site, Lúcio Flávio também foi alvo de 15 processos judiciais, penais e cíveis movidos por uma das familias mais ricas do Pará, que controla as Organizações Maiorana, detentora entre outros negócios da concessão local da Rede Globo de Televisão.
Ao lamentar que seus recursos não tenham sido acolhidos pela Justiça, Lúcio Flávio afirmou então: “Os tribunais se transformaram em instâncias finais. Não examinam nada, não existe mais o devido processo legal. E isso não acontece só comigo. São milhares de pessoas em todo o Brasil, todos os dias, que não têm direito ao devido processo legal. Em 95% dos casos julgados no país rejeitam-se os recursos. Não tem jeito”.
Reconhecido com o Prêmio Especial Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2012, Lúcio Flávio edita o Jornal Pessoal há 25 anos, é uma das vozes mais respeitadas em questões relativas à Amazônia e se tornou símbolo da resistência da palavra contra o poder.
“A persistência de Lúcio Flávio nos anima a todos”, declarou ontem a blogueira Conceição Oliveira.
Os presentes também decidiram dar apoio aos atos previstos contra as Organizações Globo no dia 26 de abril, quando a emissora comemora 48 anos de idade. Os atos serão organizados pela Frentex — Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão — e  o FNDC — o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.
As duas entidades acreditam que a Globo simboliza a concentração midiática e a falta de diversidade que se dedicam a combater. Manifestações similares aconteceram em anos anteriores. Em 2007, por exemplo, o ativista Bráulio Ribeiro, do Intervozes, declarou:
‘Todos sabem que, nesses 42 anos, a Globo tem atuado quase como um partido político, defendendo teses, candidatos e projetos que lhe interessam no Congresso. E faz tudo isso usando um bem público, que é o espectro radioelétrico. Mas, assim como qualquer emissora de rádio ou televisão, a Globo é uma concessionária de um bem público. Portanto, o interesse público é que deveria reger o uso desse bem’, explica Ribeiro.
Desde então, pouco mudou, como ficou claro em episódios como o da bolinha de papel nas eleições presidenciais de 2010 e nos 18 minutos dedicados pelo Jornal Nacional a uma “retrospectiva” do mensalão, na semana que antecedeu o segundo turno das eleições municipais de São Paulo, em 2012. Nos dois casos, coincidentemente, o candidato tucano José Serra enfrentou adversários do PT.
Durante o encontro, Altamiro Borges anunciou que está praticamente pronto um levantamento nacional sobre os processos, ameaças, perseguições e assassinatos cometidos contra blogueiros, que será encaminhado junto com uma carta-denúncia à Organização dos Estados Americanos e às Nações Unidas.
O mapa dará origem a um blog dos ameaçados, que será linkado nos principais endereços da blogosfera de esquerda do Brasil.
Os blogueiros presentes também prometerem apoio ao Projeto de Iniciativa Popular de um novo marco regulatório das comunicações organizado pela campanha Para Expressar a Liberdade, que será apresentado ao Congresso nos moldes do projeto que acabou dando origem à Lei da Ficha Limpa. O objetivo é recolher pelo menos um milhão de assinaturas. A coleta começa no dia do aniversário da Globo mas deverá ganhar força ainda maior no Primeiro de Maio, quando a Central Única dos Trabalhadores (CUT) dedicará as comemorações do Dia do Trabalho a defender “o direito de todos à palavra”.
Acesse e divulgue o BLOG DA DILMA.

Divulgadas relações de matrículas homologadas e de distribuição dos candidatos nos locais para o CFP/PMCE

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por intermédio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG), a partir do Edital nº 006/2013 – PMCE, de 1º de abril de 2013, no uso de suas atribuições legais, torna pública a relação dos candidatos com matrícula homologada no Curso de Formação Profissional que será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), e a distribuição dos candidatos nos locais do Curso de Formação Profissional (2ª turma), referente ao concurso público para ingresso no cargo de Soldado PM da Carreira de Praças da PMCE.

A Relação dos candidatos com matrícula homologada no Curso de Formação Profissional, está disposta na seguinte ordem: sexo, número de inscrição e nome do candidato em ordem alfabética.

Para visualizar a relação dos candidatos com matrícula homologada e a distribuição corrigida dos mesmos, nos locais do CFP/PMCE clique aqui (Edital Completo e Retificado).

Convocação para o Credenciamento e para a Aula Inaugural

Os candidatos listados nos itens 1 e 2 deste edital estão convocados para o credenciamento e para a aula inaugural do Curso de Formação Profissional ao cargo de soldado da PMCE (CFP/PMCE), ambos acontecerão no dia 05 de abril de 2013, no Centro de Eventos – Av. Washington Soares nº 999 Térreo – Bairro Edson Queiroz, Fortaleza/CE.

Os candidatos deverão comparecer ao local, às 7 horas (horário local), portando documento de identidade original, trajando uniforme padronizado pela AESP, conforme previsto no subitem 2.7.1 do Edital 004/2013 – PMCE, de 18 de fevereiro de 2013.


Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...