quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DE CAUCAIA:] Você sabia

O povoamento de Caucaia começou a ser realizado a partir do ano 1680, quando chegaram as primeiras famílias vindas de Portugal, atravessando o sertão do Ceará, vindas de diversas regiões. O caminho para os colonizadores de Caucaia foi justamente pela estrada da Taquara, penetrando na estrada que dá acesso a Caraussanga, Tucunduba, sempre margeando a Serra da Rajada e a encosta do Rio Ceará, onde foram distribuídas as primeiras sesmarias.
As primeiras famílias que chegaram foram: Rocha Mota, Xavier de Góis, Moreira de Souza, Azedo e Sá, Pontes Vieira, Fernandes Vieira, Costa Gadelha, Monteiro Gondim, Pereira Façanha, Ribeiro da Cunha, Lopes do Amaral, Ferreira Sales, Gomes da Silva, Martins e Oliveira, e destes descenderam quase todas as famílias de Caucaia Hoje.
É bom lembrar que os Correias chegaram posteriormente vindos de Maranguape, assim como os Cordeiros de Miranda, onde numa família numerosa de Portugal chegaram aqui quatro irmãos: Luis Cordeiro de Miranda, João Cordeiro de Miranda, Manuel Cordeiro de Miranda, e Francisco Cordeiro de Miranda que ficou em terras de Maranguape. Leis e passe adiante estas curiosidades.

Fonte: wwwpadretula.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço deve ser usado de forma consciente e respeitosa. Críticas, sugestões e opiniões são moderados pela administração do site. Comentários ofensivos, com expressões de baixo calão, ou manifestações de cunho político e/ou eleitoral, não serão aceitos.

Comentar

Nascem primeiras tartarugas de ninhos formados na nova faixa de praia do Icaraí, em Caucaia

Na tarde desta sexta-feira (22), quem passou pela orla do Icaraí pode notar um aglomerado atípico de pessoas na nova faixa de ar...